sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Uns são filhos, outros enteados


© inter.it


Pélé (na foto), do Vitória de Guimarães para o Inter de Milão (e logo com estreia a titular no Camp Nou, diante do Barcelona de Deco, Messi, Henry, Eto'o e Ronaldinho).

Antunes, do Paços de Ferreira para a AS Roma (de Totti, Giuly e Cicinho, entre outros).

De um momento para o outro, dois jovens futebolistas portugueses (20 anos apenas) deixaram para trás as intrigas do futebol luso para reforçarem duas das equipas de topo do Calcio e sérias candidatas à vitória final na Liga dos Campeões.

Até aqui nada de novo. Afinal, desde que Paulo Futre se mudou das Antas para o Vicente Calderón, casa do Atlético de Madrid, em 1987 que nos habituámos a ver os jovens valores portugueses a emigrar para campeonatos mais competitivos e extremamente atractivos do ponto de vista financeiro.

Contudo, estas duas últimas mudanças levam-me a questionar o peso e a medida da generalidade da imprensa portuguesa. E não apenas a desportiva.

É que ainda recentemente houve jovens (e não tão jovens) a trocarem Benfica (Simão), Sporting (Nani) e FC Porto (Pepe e Anderson) por emblemas europeus de maior ou menor nomeada.

Na altura, foram poucas as páginas e os minutos de tempo de antena para infinitas (e redundantes) entrevistas no aeroporto, antes da apresentação, já com a nova camisola, ao lado do novo treinador, com os novos colegas...

Mas Pélé e Antunes não eram atletas dos "grandes". Pertenciam a emblemas "secundários" do futebol nacional. E por isso pouco se falou nestas duas mudanças... Apenas uma ou outra entrevista lá para o meio dos (tele)jornais, que as manchetes têm outros donos.

É caso para dizer que uns são filhos e outros enteados... Ou será apenas uma duvidosa questão de "critérios editoriais"?

Carlos Pinto

5 comentários:

Anónimo disse...

Eh pá, ouvi dizer que o ALjustrelense já fez 2 jogos oficiais esta época...é verdade? É que aqui não se fala nisso. Ou isto é só para falar no Distrital e dos campeonatos onde o D.Beja anda?

Correio Alentejo disse...

O blogue "Correio da Bola" aborda todas as matérias relativas ao futebol distrital, independentemente da agenda do clube X, Y ou Z.
Nota ainda para o facto de o anterior post ser precisamente sobre um jogador que compõe o actual plantel do Mineiro Aljustrelense.

Carlos Pinto

Anónimo disse...

Certo...mas e comentários aos jogos? Nada? Cá estaremos para ver como vai ser quando o Distrital começar...

Anónimo disse...

este espertalhão de Aljustrel quer comentários aos jogos num blog? ou será que quer comentários aos jogos no jornal?

será que não percebe que um blog não para comentar jogos e que o jornal não faz crónicas?

cá para mim, o Mineiro não tem falta de adeptos deste calibre. Gente que só vê três cores e não tem espírito para perceber que fazer insistentes comentários destes só ajuda a criar menos simpatia pelo Aljustrelense.

Que por acaso até é um clube simpático, respeitado e com boa gente na sua massa associativa. É pena este tipo de adepto com vistas curtas e olhos a três cores!
Não sejas chato,pá!

Um sócio do Aldeia Grande!

Anónimo disse...

Sou sócio do Mineiro. Este amigo de Beja, tem toda a razão, assim como o Carlos Pinto. Aqui há espaço pa todos amigo! Deixe-se de coisas, não precisamos de andar a pedir nada. Decerto que este ano iremos ser falados pela positiva.