Carlos Pinto
sexta-feira, 30 de novembro de 2007
Apontamentos dispersos IV
Carlos Pinto
Apontamentos dispersos III
Apontamentos dispersos II
Carlos Pinto
Apontamentos dispersos I
Regressará o Mineiro às vitórias?
À partida os de Aljustrel são favoritos, mas a vitória não é, de todo, um dado adquirido para os tricolores. Isto porque o Mineiro tem sido uma equipa mais eficaz longe de casa do que nos jogos diante dos seus associados, tendo já registrado um empate e duas derrotas (em cinco jogos) no Municipal de Aljustrel.
Uma tendência que a turma de Francisco Fernandes quer inverter diante do Silves. Contudo, pela frente a equipa da vila das minas vai, contudo, encontrar uma equipa que parece “apostada” em repetir o percurso da última temporada, começando mal o campeonato mas acabando a prova em beleza (e à beira da subida). Isto porque o Silves é actualmente penúltimo classificado, com 10 pontos, mas nas duas últimas jornadas empatou no terreno do líder Campinense (1-1) e venceu o vizinho Imortal de Albufeira (2-0).
Sem ser um jogo fundamental para as contas do campeonato, o jogo entre Mineiro e Silves pode marcar uma nova etapa para ambas as equipas na Série F. Em caso de vitória, o Mineiro confirma a boa temporada que tem vindo a realizar e pode, de vez, afastar a “malapata” dos jogos em Aljustrel. Já o empate ou a derrota deixarão marcas no seio do plantel tricolor, mas deverão cair que nem “mel na sopa” para o Silves, ávido de pontos para escapar ao fundo da tabela classificativa.
Carlos Pinto
sexta-feira, 16 de novembro de 2007
Desportivo de Beja à prova em Entradas
Com um percurso imaculado até ao momento no campeonato (cinco vitórias em cinco jogos, feito só igualado pelo FC Castrense), os bejenses chegam a Entradas motivados com a liderança no “Distritalão” e tentarão, com certeza, impor desde início o seu ritmo ao jogo.
Além do mais, o Desportivo de Beja parece dar-se bem com este tipo de piso, pois as duas vitórias alcançadas fora de casa esta temporada foram, precisamente, em campos pelados (4-2 em São Marcos da Atabueira e 3-0 em Vila Nova de Milfontes).
Sem poder, muito provavelmente, tirar qualquer vantagem do facto de jogar num terreno a que está mais habituado, o Entradense recebe um dos líderes do campeonato com a moral em alta e apesar de órfã de grandes nomes no seu “11”, o Entradense pode, através do seu jogo colectivo, fazer "mossa" ao adversário.
Jogo no domingo, às 15h00, no Campo das Escolas, em Entradas.
sexta-feira, 14 de setembro de 2007
Falta de memória...
sexta-feira, 31 de agosto de 2007
Uns são filhos, outros enteados
Pélé (na foto), do Vitória de Guimarães para o Inter de Milão (e logo com estreia a titular no Camp Nou, diante do Barcelona de Deco, Messi, Henry, Eto'o e Ronaldinho).
Antunes, do Paços de Ferreira para a AS Roma (de Totti, Giuly e Cicinho, entre outros).
De um momento para o outro, dois jovens futebolistas portugueses (20 anos apenas) deixaram para trás as intrigas do futebol luso para reforçarem duas das equipas de topo do Calcio e sérias candidatas à vitória final na Liga dos Campeões.
Até aqui nada de novo. Afinal, desde que Paulo Futre se mudou das Antas para o Vicente Calderón, casa do Atlético de Madrid, em 1987 que nos habituámos a ver os jovens valores portugueses a emigrar para campeonatos mais competitivos e extremamente atractivos do ponto de vista financeiro.
Contudo, estas duas últimas mudanças levam-me a questionar o peso e a medida da generalidade da imprensa portuguesa. E não apenas a desportiva.
É que ainda recentemente houve jovens (e não tão jovens) a trocarem Benfica (Simão), Sporting (Nani) e FC Porto (Pepe e Anderson) por emblemas europeus de maior ou menor nomeada.
Na altura, foram poucas as páginas e os minutos de tempo de antena para infinitas (e redundantes) entrevistas no aeroporto, antes da apresentação, já com a nova camisola, ao lado do novo treinador, com os novos colegas...
Mas Pélé e Antunes não eram atletas dos "grandes". Pertenciam a emblemas "secundários" do futebol nacional. E por isso pouco se falou nestas duas mudanças... Apenas uma ou outra entrevista lá para o meio dos (tele)jornais, que as manchetes têm outros donos.
É caso para dizer que uns são filhos e outros enteados... Ou será apenas uma duvidosa questão de "critérios editoriais"?
Carlos Pinto
quinta-feira, 30 de agosto de 2007
Regresso agri-doce
quinta-feira, 2 de agosto de 2007
De volta
O "Distritalão" de 2007-2008 já mexe e as novidades são mais que muitas.
Fique atento ao "Correio da Bola"...
sexta-feira, 11 de maio de 2007
Esperança
Num distrito com pergaminhos na arbitragem portuguesa (nunca é demais lembar Rosa Santos ou Veiga Trigo), a mais que provável promoção de Dinis Gorjão representa uma nova janela de esperança para o Baixo Alentejo.
Depois, e se queremos ter bons espectáculos futebolísticos, necessitamos, imperiosamente, de ter bons árbitros a dirigi-los.
Bem-vindo Ferrobico
Noventa minutos para a consagração
Apesar de, em teoria, ser apenas mais um jogo de campeonato, a partida do Mineiro em São Marcos da Atabueira é, na prática, de vital importância para a equipa e aguardada com grande ansiedade na vila das minas.
Todos estes factores fazem com que, no domingo, a pressão do jogo esteja totalmente concentrada na equipa de Aljustrel, nitidamente superior em quantidade e qualidade ao seu adversário de domingo, o FC São Marcos, uma equipa que deseja o final da temporada o mais rapidamente possível, depois de mais uma época plena de atribulações e com muitos “craques reformados” à mistura.
sexta-feira, 27 de abril de 2007
Utopia ou realismo?
Jogo do título
sexta-feira, 20 de abril de 2007
Cartada final em Castro Verde
Favorita por jogar em casa, a equipa orientada por Carlos Piteira atravessa um bom momento de forma e quererá, com certeza, manter o percurso sem derrotas no campeonato que já leva 13 jornadas, precisamente desde a deslocação a Moura.
Contudo, o FC Castrense vai encontrar pela frente uma formação devidamente acautelada, até porque quando entrar em campo já saberá o resultado do também líder Mineiro com o "lanterna vermelha" Salvadense (e dentro de uma semana há um muito aguardado Moura AC - Aljustrelense).
Em suma, numa partida de contornos imprevisíveis, todos os resultados poderão ser decisivos para as contas finais do campeonato.
Carlos Pinto
sexta-feira, 13 de abril de 2007
Mineiro com duro teste
Apesar da pressão, o Mineiro parte como favorito para a partida no Campo José António Guerreiro Pinto, já que desde Dezembro de 2006 que a equipa não perde, tendo igualmente a ser favor o facto de possuir o melhor ataque do campeonato (com 58 golos) e a segunda defesa menos batida da provas (apenas 18 golos sofridos, mais três que o FC Castrense).
Perante estes dados, a equipa do Vasco da Gama vai, com certeza, entrar em campo mais descomprimida, pois a obrigação de vencer estará toda do outro lado.
sexta-feira, 30 de março de 2007
ETERNO DESTINO
O eterno clássico vai ser o mais vibrante dos últimos anos. Mas não decisivo.
Com o verdadeiro "onze"em pleno, o Benfica pode ter ligeira vantagem, mas falta-lhe soluções no banco e Rui Costa está debilitado. Mais coerente entre os que jogam e os que estão de fora, o FCP está inquieto: falhou nos grandes momento da época e leva um trimestre de coisas más.
No deve e haver, Santos supera Jesualdo. Mas desta vez, uma vitória do Porto pode determinar tudo. Se a vantagem for encarnada, as dúvidas irão persistir.
Longe da contabilidade, esperemos para ver a tradução do grande momento que atravessam Simão e Quaresma. O resto fica para os operários: Petit e Katsouranis; Lucho e Paulo Assunção.
Aqui para nós, espero que o voo da águia volte a desenhar no céu a marca do seu eterno destino. ajb
Taça é Taça...
sexta-feira, 23 de março de 2007
"Nervos em franja" na 2ª Divisão Distrital
Regresso às vitórias?
Vindo de duas derrotas consecutivas – as únicas em 2007 – diante dos “vizinhos” alentejanos do FC Serpa e do Atlético de Reguengos, o Desportivo de Beja parte para este jogo com alguma dose de favoritismo, apesar de ter pela frente uma das equipas mais equilibradas desta Série F, que tem, contudo, divagado entre boas exibições e resultados confrangedores.
sexta-feira, 16 de março de 2007
Dérbi das minas
O Mineiro Aljustrelense parte com alguma dose de favoritismo para o “dérbi das minas” [domingo, às 15h00, em Aljustrel], porque é primeiro no campeonato e joga em casa. Mas do outro lado irá estar um FC Castrense a fazer da sua reconhecida eficácia defensiva um trunfo para uma partida que se prevê de “nervos à flor da pele”.
No final, os pormenores poderão decidir o todo. E o todo poderá, quase de certeza, influir decisivamente no balanço final de toda a temporada.
Quem vai ganhar? É quase impossível avançar com um prognóstico fundamentado. Certo certo, só mesmo a garantia de um grande espectáculo de futebol entre Mineiro e Castrense.
Carlos Pinto
sexta-feira, 2 de março de 2007
EMBLEMA NO CORAÇÃO
Assalto ao pódio
Esperanças no distrito de Beja
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007
E porque não candidato?
A horas do sonho
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007
Jornada de reflexão
Mais importante que a avaliação dos árbitros propriamente dita, será, isso sim, a reflexão e o debate que vão surgir em redor destes dois responsáveis.
Tudo, esperemos, a bem da arbitragem no distrito de Beja.
quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007
Pouco cuidado
Nesse sentido, parece-me pouco ajustado o Conselho de Arbitragem da AF Beja ter nomeado para o Moura-FC São Marcos de domingo João Constantino.
Afirmo-o não colocando, de modo algum, em causa o valor deste jovem árbitro de Castro Verde.
Apenas o faço porque sempre achei que "cautela e caldos de galinha" nunca fizeram mal a ninguém. E o facto de o Moura ser candidato à subida - apesar de não o assumir - e o FC São Marcos ser uma equipa do concelho de Castro Verde pode complicar o trabalho do árbitro e dar azo a conversas desnecessárias.
Esperemos bem que não...
Carlos Pinto
domingo, 11 de fevereiro de 2007
Sem surpresas
O Vasco da Gama empatou na Vidigueira com o Ferreirense (2-2), um resultado que permite aos vidigueirenses assumir a liderança provisória do campeonato.
Almodôvar e Piense empataram a uma bola, enquanto o Entradense venceu no terreno do Salvadense (5-3), no jogo marcou a estreia do técnico Jorge Shéu no banco da turma de Entradas e que teve em Vítor Gisela a sua grande figura, ao fazaer um "póker" (marcou quatro golos).
Carlos Pinto
quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007
Bueno: ingenuidade e honestidade
Barrancos quer final da Taça
quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007
Meias-finais da Taça
segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007
Shéu no Entradense
Todos os antecessores de Jorge Shéu acabaram por abandonar a equipa com o campeonato a decorrer, deixando a nítida impressão de que o Entradense podia e devia fazer mais e melhor.
Com boas condições de trabalho e plantéis equilibrados, é forçosa a questão: qual é, afinal, o problema do Entradense, que tem "devorado" treinadores nos últimos anos quando tem tudo para uma das equipas mais estáveis do "Distritalão"?
Será falta de capacidade por parte dos treinadores? Haverá problemas na necessária ligação entre a direcção e a equipa (jogadores e treinadores)? Ou será apenas que os jogadores, mesmos os mais "afamados", se acomodam quando chegam a Entradas? Eis um mistério em busca de solução...
Carlos Pinto
Quatro galos para dois poleiros
Dois jogos, um ponto apenas
sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007
Menos casos, por favor...
Foram também nomeados pela equipa liderada por José Rosa Soeiro os árbitros David Tripa (Guadiana – Moura), Silvério Albino (Barrancos – Aldenovense) e João Constantino (Almodôvar - Piense).
Depois do "domingo negro" para a arbitragem distrital no último fim-de-semana, com muitos casos e polémicas a acicatar os ânimos, esperemos que esta jornada desportiva seja bem mais tranquila. A bem de todos! Sobretudo da competição e... dos próprios árbitros!
Carlos Pinto
Bem vindos
Não, não se tratam de novidades competitivas ou similares no seio da Associação de Futebol de Beja, mas sim da abertura deste novo espaço de informação e debate.
Prosseguindo o seu caminho evolutivo no sentido de ser um jornal alternativo e influente, com identidade e uma visão plural, moderna e culturalmente sólida da nossa região, é com enorme prazer que o "Correio Alentejo" dinamiza a partir desta sexta-feira o "Correio da Bola".
Pretendemos então, com este "blogue", abrir novos horizontes ao futebol regional e quebrar as amarras que teimam em impedir o seu desenvolvimento.
Nesse sentido, contamos igualmente com a colaboração de todos os "blogonautas" e amantes do desporto-rei através dos comentários que esperamos receber sobre os factos e caso que vão marcando o mundo da bola cá no burgo.
Aliás, este "blogue", mais que espaço meramente informativo, pretende, isso sim, ser uma plataforma de debate, discussão e diálogo.
Por isso mesmo, contamos com todos neste "Correio da Bola". Sejam bem-vindos!!!
Carlos Pinto